DNOCS decide abrir comportas de Camalaú para repor volume hídrico de Boqueirão
Com objetivo de repor o volume hídrico do açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, e evitar qualquer risco de racionamento, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), decidiu abrir as comportas do reservatório de Camalaú no Cariri da Paraíba. A finalidade da ação é repor o volume hídrico do manancial de Boqueirão, conforme informou o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Boqueirão, Evandro Pereira.
Com vazão de 4 mil litros de água por segundo, as comportas ficam abertas por 60 dias, mas esse prazo pode ser estendido, conforme informou o diretor do Dnocs de Boqueirão, Evandro Pereira.
A previsão é de um repasse de pelo menos 20 milhões de metros cúbicos para Boqueirão nesse período.
Atualmente, o açude de Camalaú está carregado com 42.866.300 de metros cúbicos de água, o que corresponde a 89,11% de sua capacidade total, de acordo com dados atualizados pela Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa).
Com capacidade para armazenar 466.525.964 milhões de metros cúbicos de água, o açude Epitácio Pessoa está atualmente com 175.010.209 metros cúbicos, o que corresponde a 37,51% de sua capacidade.
O açude Epitácio Pessoa iniciou o ano com pouco mais de 50% de sua capacidade. Em junho do ano passado, quando estava com 70,9% do total da sua capacidade, teve as comportas abertas para ajudar a perenizar o Rio Paraíba e levar água para outros reservatórios, como o açude Acauã.
As comportas de Boqueirão também vão permanecer abertas, com uma previsão de repasse de 10 milhões de metros cúbicos de água para o manancial de Acauã.
SL
PB Agora