Concursado, ex-prefeito de Alhandra é demitido sumariamente do cargo por abandono de cargo
De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Alhandra, aprovado pela Lei 148/1993, o servidor que se ausentar durante 30 dias consecutivos do cargo ou 60 dias intercalados, durante o período de 12 meses, será demitido sumariamente do cargo que ocupa.
A legislação foi aplicada, essa semana, ao ex-prefeito da cidade, Renato Mendes, que era concursado como digitador, em ato assinado pelo atual prefeito, Marcelo Rodrigues
Segundo Marcelo Rodrigues, o ex-prefeito Mendes era servidor desde 1998 e recebia um salário base de R$ 1,1 mil, mais gratificação, mas estava há sete meses sem trabalhar.
Marcelo explicou que, nesse período, Renato foi convocado, inclusive com portaria no Diário Oficial do Município e por correspondência, mas não respondeu. Com a ausência, foi publicado a exoneração do ex-prefeito.
Renato Mendes foi prefeito de Alhandra de 2005 à 2012 – 2016 à 2020. Ele chegou a registrar candidatura à reeleição e iria disputar o pleito contra Marcelo, mas teve o registro negado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
O deputado estadual Branco Mendes (Podemos) disputou a eleição em seu lugar, porém, não obteve êxito e foi vencido em primeiro turno por Marcelo Rodrigues.
PB Agora