Sites de veículos de comunicação saem temporariamente do ar em todo o mundo
Sites de importantes veículos de comunicação de diferentes lugares do mundo saíram do ar temporariamente na manhã desta terça-feira (8), como “The New York Times”, “Le Monde”, “The Guardian”, “Financial Times” e “CNN”. Parte deles já havia voltado ao normal ainda no início da manhã. O problema foi identificado por um provedor de serviços de internet que fica nos Estados Unidos (leia mais abaixo).
Ao tentar acessar as páginas desses meios de comunicação, os usuários encontravam mensagens indicando que o serviço não estava disponível ou que havia erro de conexão.
As mensagens mais comuns eram “Error 503 Service Unavailable” (“Erro 503 serviço não disponível”, em tradução literal) e “connection failure” (“falha de conexão”) (veja na imagem abaixo). Este tipo de erro indica que o servidor não está respondendo às solicitações, devido, por exemplo, a manutenções ou pelo fato de estar sobrecarregado com o volume de acessos.
Site do jornal britânico “Financial Times” fora do ar na manhã desta terça (8) — Foto: Reprodução/ft.com
Site do governo britânico, Reddit e Twitch
O site do governo britânico também chegou a ficar fora do ar, assim como o Reddit e o Twitch.
Por volta das 8h, algumas páginas já haviam voltado a funcionar.
Outras páginas de veículos importantes, como “BBC”, “Washington Post”, “El País” e “Al Jazeera” funcionaram normalmente, sem qualquer falha ou interrupção. Os principais sites do Brasil também não foram afetados.
Problema identificado
O Down Detector, site especializado na detecção de falhas desse tipo, apontou que o erro tem origem na Fastly, provedor de serviços de computação na nuvem baseado nos Estados Unidos. A chamada nuvem armazena arquivos na própria internet, sem uma entidade física específica, mas por meio de uma rede de servidores com vários computadores espalhados pelo mundo.
A Fastly reconheceu que sua rede de distribuição de conteúdo era a causa do problema. A empresa é um provedor que ajuda a melhorar o tempo de carregamento de sites. Seus serviços incluem uma grande rede de servidores global projetada para reduzir sobrecargas de tráfego que podem derrubar sites, com uma “nuvem de ponta” que acelera o carregamento das páginas e as protege de ataques.
Em seu site, a Fastly informou que identificou o problema e o corrigiu nesta manhã. O serviço para sites e aplicativos começou a ser restaurado um pouco depois das 8h.