O município de Serra Branca confirmou nesta segunda-feira (17) mais dois óbitos por Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, vieram a óbito Joanne Rodrigues Alves (Xuxa) e Rosângela Aparecida Mandelle, totalizando agora 27 óbitos no município desde o início da pandemia.

O número de mortes em Serra Branca choca populares e até profissionais de saúde pública, pois a taxa de mortalidade pela doença no município é maior que a média nacional e de todos os demais municípios do mesmo porte da região do Cariri.

Um levantamento exclusivo feito pela reportagem do portal De Olho no Cariri demonstra que enquanto Serra Branca tem 27 óbitos a cada 1000 pessoas infectadas, Monteiro, maior cidade do Cariri, tem apenas 13; Sumé 18 e Taperoá 14. Em Juazeirinho, a cidade ainda não atingiu 1000 pessoas infectadas, segundo o último boletim, mas só registrou 10 mortos até o momento. Todas as cidades comparadas tem maior população que Serra Branca e não atingiu o mesmo grau de letalidade pela doença.

QUESTIONAMENTOS

Alguns questionamentos são feitos no atual momento da pandemia no município: onde está a falha para que Serra Branca atinja tão altos índices de mortalidade? Por que o município está em situação mais vulnerável em relação a letalidade da Covid-19, se os hábitos da população em geral são os mesmos em todas as cidades? O que a gestão de saúde municipal está fazendo para evitar o aumento de casos? Quais estratégias serão empregadas para frear o avanço da doença no município?

De Olho no Cariri

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.