VISITA TÉCNICA: projeto integrado de turismo para Lagoa Seca é discuto com municípios do Agreste
A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer promoveu durante todo o dia desta quinta-feira, 13, um roteiro para apresentar os atrativos culturais, artísticos e ligados ao ecoturismo local. A visita técnica reuniu agentes responsáveis pelo setor de Turismo e Econômico de Campina Grande, da qual resultou a parceria e possibilidade de Lagoa Seca compor a rota para o turismo rural no Cariri e Agreste da Paraíba. Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também estiveram presentes.
O início do passeio técnico guiado começou no restaurante Pesque e Pague Quintal de Casa, onde foi servido um café da manhã regional. Logo após, foi apresentado o ateliê do seu Martinho, uma artesão reconhecido por sua arte de miniaturas em madeira. A manhã rendeu ainda a visita ao Salão de Artesanato sequenciada pelo ida ao Complexo Industrial da Goma Serrana, parando para almoço no Restaurante Pôr do Sol, no Floriano.
A diretora de Cultura, Luciene Gouveia, ao lado do secretário pasta, Beto do Povo, estiveram à frente da apresentação do roteiro. A finalidade deste projeto é unir as cidades participantes a fim de fomentarem um roteiro de turismo integrado, onde o turista que venha à Paraíba possa aproveitar melhor as regiões, fazendo com que a economia deste setor se desenvolva.
Durante a tarde, o passeio continuou, e o Chalé Ariticum foi apresentado, mostrando que Lagoa Seca oferta excelentes opções de hospedagens. A visita técnica guiada passou nos Maristas, Virgem dos Pobres e encerrou no Convento Ipuarana. Devido às fortes chuvas não foi possível fazer o roteiro do ecoturismo, mas a região foi apresentada pelo professor biólogo Herbert Araújo, que mostrou que o Ecoturismo é cenário de diversidade de fauna e flora, sendo um dos atrativos da cidade.
O evento foi articulado de forma que todos os participantes cumprissem com os protocolos de pandemia: distanciamento adequado, número restrito de pessoas e uso de álcool 70%. As atividades foram encerradas na Praça da Igreja Matriz, com a belíssima recepção da banda marcial da cidade.