PB: ações do governo garantem 2ª menor taxa de ocupação de leitos covid no país
Geraldo Medeiros explica que algumas medidas restritivas foram tomadas antes mesmo do Estado apresentar uma taxa de ocupação superior a 90%. Diminuição do tempo de funcionamento de bares e restaurantes, toque de recolher entre as 22h e 05h, a suspensão das aulas presenciais das redes públicas estadual e municipal, e alterações nos horários de expediente nos setores do comércio e da construção civil foram algumas dessas medidas publicadas em decreto estadual em março.
O secretário reforça também que, desde julho de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) publica, quinzenalmente, o cenário epidemiológico da Covid-19 na Paraíba. O documento faz parte do Plano Novo Normal de retomada gradual das atividades. Na última publicação, de 1º de maio, referente à 24ª avaliação, todos os municípios da Paraíba se apresentaram em bandeiras laranja (6%) e amarela (94%).
“Alertamos que os esforços para conter as evoluções da pandemia devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus”, completa.
Outra medida que implica na diminuição da taxa de ocupação é vacinação contra a Covid-19. A Paraíba segue avançando com a campanha e o resultado é a diminuição da taxa de internação de pessoas acima de 80 anos. Até o momento, 728.362 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 371.915 com a segunda dose da vacina. A Paraíba recebeu um total de 1.487.110 doses de vacina e 1.388.074 já foram distribuídas aos municípios.
PB Agora