Secretário de Saúde explica que se números não cederem, a prorrogação será inevitável. “Não é nenhuma ameaça, apenas uma decorrência da doença”.

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa já considera a possibilidade de ter que prorrogar por mais 14 dias o decreto com restrições na cidade para tentar conter o avanço da pandemia de coronavírus. De acordo com o secretário Fábio Rocha, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (1º), tal medida será tomada caso o índice de contaminação da doença não seja reduzido nos próximos dias.

Fábio Rocha deixou claro que a Prefeitura de João Pessoa está monitorando diariamente os números da doença. E que, se a curva atual de crescimento permanecer inalterada, a prorrogação será a única saída.

“Não é nenhuma ameaça, apenas uma decorrência da doença. Porque uma das coisas que faz a gente se preparar mais, dar uma freada na transmissibilidade, é exatamente o afastamento social”, explicou o secretário.

O atual decreto restritivo da Prefeitura se encerra em 10 de março. Mas, mesmo com as restrições, os números não recuaram. Nesta segunda-feira (1º), por exemplo, o estado registrou 30 mortes. Uma marca que não era atingida desde agosto do ano passado.

O médico Felipe Proença, inclusive, que integra o Comitê Científico de Combate à Covid-19 da Prefeitura de João Pessoa, explicou na entrevista que todos os indicadores atuais apontam para uma evolução da doença na capital paraibana.

A ele se somou o infectologista Fernando Chagas, que explicou que, mesmo com o aumento na oferta de leitos de UTI, a taxa de ocupação segue alta, sem conseguir ser reduzida. Isso porque, em paralelo ao aumento da oferta, aumentou também o número de internações.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.