A Paraíba deve receber até o próximo sábado (6) um novo lote com cerca de 55 mil doses da vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, as doses podem utilizadas para iniciar a imunização nos professores que já estão retomando as aulas presenciais, no entanto, ainda não há uma decisão final para a inclusão do grupo. Por enquanto, a doses serão usadas para imunizar 70% dos idosos previstos no Plano e para complementar a vacinação dos trabalhadores de saúde do estado.

“Receberemos a vacinação, acredito que na sexta-feira (5), no máximo no sábado, de novas doses do Butantan. Em todo o país serão distribuídas 3,2 milhões de doses. Quando chegarem, imediatamente vamos separá-las e distribuí-las aos 223 municípios paraibanos”, explicou Geraldo Medeiros.

De acordo com o secretário de estado da saúde Geraldo Medeiros, a vacinação é uma reivindicação dos professores para que o ano letivo com 30% dos alunos em formato presencial possa ser iniciado. Ele explicou que o pedido ainda está sendo analisado, mas que a decisão final é a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por secretários municipais de saúde. Uma reunião deve acontecer ainda esta semana, antes da chegada dos novos lotes, para que a decisão seja divulgada.

Caso a vacinação seja aprovada para os professores, neste primeiro momento, terão prioridade os atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, já que eles serão os primeiros a retornar às salas de aula, a partir do dia 1º de março.

Na Paraíba, há 55.828 trabalhadores da Educação do Ensino Básico, incluindo os que atuam em creche, pré-escolas, ensino Fundamental, Ensino Médio, Profissionalizantes e EJA, de acordo com o novo Plano de Vacinação, divulgado nesta segunda-feira (1º), que incluiu as grávidas e lactantes. Com isto a Paraíba passou a ter 1,3 milhões de pessoas a serem imunizadas como prioridade.

Volta às aulas

O governo da Paraíba liberou a retomada das aulas presenciais a partir de 1º de março na rede estadual de ensino e também na rede privada. O plano de retomada foi anunciado nesta segunda-feira (1º) pelo governador João Azevêdo (Cidadania).

O retorno dos alunos vai acontecer dentro de um modelo de ensino híbrido. Neste primeiro momento, estão liberadas os alunos do ensino infantil, anos iniciais do ensino fundamental e de cursos preparatórios. com 30% da capacidade de alunos de forma presencial e 70% no formato remoto.

G1 PB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.