Os casos confirmados do novo coronavírus na Paraíba estão em queda desde o mês de agosto. O fato despertou otimismo entre as pessoas, visto que, logo no momento em que as autoridades começaram a liberar os espaços públicos e as atividades econômicas, antes restritas pelo isolamento social, os níveis de contaminação da Covid-19 estariam diminuindo. Entretanto, essa diminuição pode estar diretamente ligada a uma redução significativa no número diário de testes realizados pelas prefeituras do estado.

Os dados divulgados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) partem de um apanhado feito com todas as prefeituras do estado, agrupando as informações e formulando os boletins que são divulgados pela imprensa cotidianamente, desde o dia 18 de março, data em que a Paraíba confirmou o primeiro caso de coronavírus. De lá até aqui, os dados oscilaram bastante, com o pico da doença, de acordo com os gráficos, estabelecido entre os meses de junho e julho.

Porém, após o mês de julho, justamente no período em que os órgãos sanitários e as autoridades começaram a divulgar os planos de flexibilização da economia na Paraíba, o número de casos passou a diminuir drasticamente. Por exemplo, no dia 1º de julho a Paraíba confirmou 1.218 casos em 24h, mediante a realização de 10.626 testes, já um mês depois, no dia 1º de agosto, o estado apresentou um número bem inferior, confirmando 667 casos em 24h, com a testagem de 1.879 pessoas. Os dados chamam a atenção, visto que não há justificativa para uma diminuição drástica em um intervalo de tempo tão pequeno.

Média mensal de casos e testes

Apenas no mês de julho, foram realizados 103.248 testes na Paraíba, com uma média diária de 4.512 exames. Já no mês de agosto, os dados apontam para uma média diária de 2.413 testes, enquanto o total de exames realizados no mês foi de 74.803, uma queda de 27% no número de testes realizados de um mês para o outro.

Os dados de casos confirmados mostram uma proporcionalidade entre a queda do número de testes com o número de casos confirmados no período. Durante o mês de junho, 35.286 pessoas tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus, enquanto em agosto o número caiu 34%, computando 23.144 casos confirmados.

Fonte: Portal Correio

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.