Votação para reitoria da UFPB é suspensa por suspeita de fraude
O processo de consulta online para escolha do novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi temporariamente suspenso. Segundo noticiou o blog da jornalista Sony Lacerda, há suspeita de fraude na votação. Cerca de 500 estudantes de cursos de extensão do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), em Bananeiras, teriam participado das eleições, mesmo sem autorização legal para tal.
A coordenação da Comissão presidente da Comissão Organizadora da Consulta Prévia, que tem a frente o professor Ângelo Brito Pereira de Melo, decidiu suspender o processo até que a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e a Procuradoria Jurídica se pronunciem sobre a denúncia, que teria sido anônima.
Conforme Sony Lacerda, a participação de alunos de extensão na consulta online havia sido barrada pela comissão no dia 26 deste mês. Além disso, uma semana antes da eleição, foi dado um parecer pela Procuradoria Jurídica informando que, se algum desses alunos estivessem na lista dos aptos a votar, o processo seria considerado nulo, já que eles não são alunos regulares da instituição.
“A STI fez o bloqueio desses alunos, com base no parecer da Procuradoria, de mais de 2 mil alunos de extensão do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros. Acontece que ainda sobraram aproximadamente 500. É a Superintendência de Tecnologia da Informação que vai atestar se a denúncia procede. Se comprovada, há chance de a consulta ser considerada nula”, informou o blog da jornalista.
Por maioria de votos, as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega venceram a consulta prévia para Reitora e Vice da UFPB. Elas obtiveram 964,518 votos, contra os 920,013 votos da chapa dos professores Isac Medeiros e Regina Celi, apoiados pela atual reitora Margareth Diniz. Valdiney Veloso e Liana Filgueira tiveram 106,496 votos.
Fonte: Portal Correio