O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, anunciou novas medidas de flexibilização das atividades econômicas durante a pandemia de coronavírus.

A partir da próxima semana, será permitido o agendamento eventos na cidade, desde que o público seja limitado a 30% da capacidade do espaço. Com a medida, poderão voltar a realizar trabalhos presenciais profissionais como decoradores, cerimonialistas, músicos, confeiteiros, fotógrafos, montadores de estruturas físicas e de iluminação, entre outros.

Os eventos que forem marcados para o período da noite, a exemplo de casamentos, poderão acontecer até a 1h. Se o evento acontecer durante o dia, o evento não poderá passar das 18h. O protocolo completo de realização dos eventos será publicado na tarde desta sexta-feira no site da prefeitura.

Romero Rodrigues anunciou, ainda, a volta de cirurgias eletivas e liberação da UPA do Alto Branco para atendimento de outras patologias. O esquema completo do novo funcionamento do serviço de saúde pública será divulgado em breve pela prefeitura.

Também a partir da próxima semana, faculdades poderão retomar as aulas práticas de laboratório, respeitando a capacidade de 25% dos alunos. Além disso, ficam permitidos as “peladas” ou “rachas”, partidas de futebol amador realizadas entre grupos de amigos. A prefeitura pede que os participantes respeitem as medidas de segurança contra o novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, Campina Grande tem 11.059 casos confirmados de Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade é de 40%. Em toda Paraíba, 87.867 já foram diagnosticadas com a Covid-19 e 1.945 morreram em decorrência da infecção pelo novo coronavírus.

Concurso público
Romero Rodrigues também falou sobre o concurso público com 46 vagas para profissionais de saúde. Ele lembrou que o certame é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, por seus ramos estadual (MPPB), Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e de Contas (MPC). As vagas são para as áreas de pediatria e obstetrícia e os aprovados vão atender às demandas do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) e do Hospital da Criança e do Adolescente. O prefeito anunciou também 61 vagas para médicos de atenção básica.

O edital será publicado nas próximas semanas. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve ser a organizadora do certame, se houver disponibilidade por parte da instituição. “Cogitamos abrir vagas para outras áreas, mas havia a possibilidade de o número de inscrições ser muito alto, o que inviabilizaria a aplicação das provas com os cuidados necessários para prevenção do coronavírus”, informou Romero Rodrigues.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.