A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande esclarece que a dificuldade para fechar a escala de médicos pediatras neonatologistas do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA se deve pela escassez destes profissionais no mercado de trabalho. Além disso, com a pandemia do novo coronavírus, médicos dos grupos de risco para a Covid-19 que atuavam na maternidade foram afastados das suas atividades, de forma preventiva, conforme determinam os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

Mesmo antes do início da pandemia, a Secretaria de Saúde publicou um chamamento público para contratação imediata de profissionais médicos para a rede municipal de urgência e emergência. O processo continua em vigor e qualquer profissional poderá procurar o setor de Recursos Humanos na Secretaria de Saúde, no bairro da Liberdade, das 7h às 13h, para realizar o credenciamento no chamamento público.

Também por conta da pandemia, a maternidade precisou passar por reformulações na estrutura para atender gestantes com suspeita ou com diagnóstico confirmado de Covid-19 de Campina Grande de outros 69 municípios. Dos 140 leitos regulares, 34 foram isolados para casos de gestantes e bebês com suspeita do novo coronavírus e a ala semi-intensiva para Covid-19 da unidade deverá ser ampliada de oito para 15 leitos. A Secretaria de Saúde ainda vem realizando pagamentos de 40% de reajuste no salário dos servidores que trabalham diretamente com gestantes e bebês com suspeita da Covid-19.

Desde 2013, a Prefeitura Municipal de Campina Grande já investiu mais de R$ 5 milhões em obras de ampliação do ISEA. Foram construídas duas novas UTI’s (materna e neonatal), além da Casa da Gestante e do Centro de Parto Normal (CPN). Nos últimos sete anos, a maternidade também ganhou novos leitos e, em 2016, foi criado Programa de Residência Médica do município para as especialidades de pediatria e neonatologia, incentivando a formação de novos profissionais nestas áreas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.